O vereador José Carlos, II Secretário da Câmara Municipal de Canhotinho compôs hoje a mesa da IX Conferência Municipal de Saúde. Representando o atual presidente do legislativo municipal Adelson José de Lima. Na ocasião também estiveram presentes a prefeita do município Sandra Paes, a Secretaria de Saúde e Ação Social Yoná Alves dentre outras representações municipais. Também participaram do momento funcionárias do legislativo, contribuindo ativamente na construção de propostas para melhorar ainda mais a saúde de Canhotinho.
A 17º Conferência Nacional de Saúde já ganha vida de norte a sul do país. As etapas municipais da Conferência, assim como as Conferências Livres de saúde, já estão acontecendo desde novembro, com uma agenda intensa de eventos previstos para os primeiros meses de 2023. Municípios de todo país têm realizado suas conferências municipais preparatórias, elegendo delegados e elencando propostas que serão destinadas para as etapas estaduais e nacional.
Com o tema Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia Amanhã vai ser outro dia, a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.
Cidades de todos os portes têm realizado suas Conferências Municipais preparatórias. Já foram realizadas conferências nas cidades de Maringá (PR), Gravataí-RS, Imperatriz (MA), Gurupi (TO), além de capitais como Recife (PE). Cidades com Santarém-PA e Araguaína (TO), têm sua atividade agendada para acontecer ainda neste mês de janeiro.
Já as Conferências Livres preparatórias, que nesta edição podem elencar propostas para a etapa nacional, também acontecem em todo Brasil nos primeiros meses de 2023. As Conferências livres devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegadas, assim como para que sejam parte do relatório final da etapa nacional. A 2ª Conferência Nacional Livre de Juventude e Saúde, por exemplo, que acontece no Rio de Janeiro de 02 a 03 de fevereiro, faz parte desse tipo de atividade preparatória.