A presença do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) entre os melhores hospitais do Brasil, segundo o ranking 2023 da revista americana Newsweek, ganhou destaque nos discursos dos deputados Antônio Moraes (PP) e João Paulo (PT) na Reunião Plenária desta quarta (8). A lista é resultado de estudo desenvolvido pelo periódico, juntamente com o portal de estatísticas Statista. Esse é o quinto levantamento anual promovido pelas instituições.
O complexo hospitalar foi o primeiro a ser agraciado com o título Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial de Saúde/Unicef e Ministério da Saúde, como frisou o parlamentar do PP. Moraes ainda enalteceu a atuação da entidade filantrópica pernambucana no atendimento à população carente. “Diariamente, passam pelo Imip 20 mil pessoas. O centro, fundado em 1960, foi responsável por salvar centenas de crianças durante a pandemia de Covid-19. É uma estrutura muito importante para o nosso Estado.”
O petista, por sua vez, sublinhou o protagonismo da instituição na assistência integral a todas as faixas etárias, nas áreas de ensino e pesquisa, assim como no combate a epidemias. “Muitas ações transformaram-se em políticas públicas adotadas, até hoje, pelo Ministério da Saúde, como o Método Canguru e o Banco de Leite Humano”, comentou João Paulo. Ele ainda usou a tribuna para lamentar a morte, em decorrência de um câncer, de uma funcionária pública que aguardava atendimento do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe).
Saúde pública
Dificuldades enfrentadas por pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para agendar cirurgias eletivas em Pernambuco foram repercutidas pelo deputado France Hacker (PSB). “Vemos, diariamente, pessoas tirando o dinheiro da feira para pagar exames de sangue, pareceres cardiológicos ou ultrassonografias pré-operatórias. Depois recebem uma ligação dizendo que o procedimento foi cancelado”, contou. O socialista elogiou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Serviço Público de Saúde em Pernambuco na Alepe, proposta pelo deputado Rodrigo Novaes (PSB). “Estou orgulhoso de compor esse grupo, que buscará facilitar o acesso das pessoas que tanto necessitam”, afirmou.
Ordem do Dia
O conjunto de parlamentares aprovou, nesta quarta, duas novas comissões especiais. Por solicitação da deputada Socorro Pimentel (União), será instalado o colegiado de Atenção e Promoção à Assistência Materno-Infantil. O segundo grupo, de iniciativa de João Paulo Costa (PCdoB), visa defender a retomada econômica dos setores de eventos, entretenimento e turismo.
Durante a discussão da última matéria, o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) mostrou apreensão com algumas atividades, como festas open bar e raves. Ele também falou da importância de se debater os cachês pagos pelo Poder Público a artistas de outras localidades. “A Prefeitura do Recife, por exemplo, pagou cerca de R$ 1 milhão a Fafá de Belém e Nando Reis no Carnaval, enquanto o contrato do artista pernambucano Almir Rouche foi de R$ 45 mil”, comparou.
Costa explicou, entretanto, que o objetivo da comissão é promover o desenvolvimento de Pernambuco, auxiliando na recuperação dos segmentos após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia de Covid-19. “É uma cadeia que movimenta nossa economia e gera milhares de empregos diretos e indiretos”, defendeu.