Parlamentares analisaram, nesta terça (7), os três ataques de tubarões registrados nos últimos 15 dias em praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). As discussões trataram de medidas emergenciais para evitar novas ocorrências e, também, da importância de minimizar possíveis impactos no turismo.
No dia 20 de fevereiro, um banhista foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em Olinda, e sofreu ferimentos na perna esquerda. No último domingo (5), um jovem de 14 anos teve a perna amputada após ser mordido enquanto se banhava na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. No dia seguinte, outra adolescente, de 15 anos, perdeu parte do braço esquerdo enquanto nadava na mesma praia. Segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), são 77 ataques registrados desde 1992. m discurso no Grande Expediente, o deputado Rodrigo Novaes (PSB) solidarizou-se com as vítimas e elogiou a postura da governadora Raquel Lyra, que assinou protocolo de intenções com as três universidades públicas de Pernambuco — federal (UFPE), federal rural (UFRPE) e estadual (UPE) — para retomar os estudos e o monitoramento dos tubarões. Novaes sugeriu que, até os primeiros encaminhamentos desse grupo de trabalho, o banho de mar seja proibido em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes.
“A situação é de muito risco. Para salvaguardar as vidas dos pernambucanos e dos turistas, defendo que se evite esta atividade por um período entre 30 e 60 dias”, disse. O parlamentar ainda requereu a realização de uma Audiência Pública e sugeriu que a Secretaria estadual do Turismo promova uma campanha para reforçar a segurança dos banhos de mar em praias do Norte e do Sul do Estado.
Outros parlamentares comentaram o tema, em apartes. O deputado Pastor Júnior Tércio(PL) defendeu a criação de um fundo de amparo às vítimas dos ataques. Para Renato Antunes (PL), apenas com o envolvimento do Governo Federal será possível chegar a uma solução de longo prazo. Sileno Guedes (PSB), por sua vez, sugeriu que o Ministério da Ciência e Tecnologia seja incluído nos debates.
Já o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) recomendou que se busquem informações em países que enfrentam o mesmo problema. Romero Albuquerque (União) criticou a gestão estadual anterior pelo que considerou negligência e Joãozinho Tenório (Patriota) destacou a visita da governadora às vítimas dos incidentes.
Ordem do Dia
Ainda nesta terça, o Plenário aprovou a criação da Comissão Especial responsável por acompanhar, junto ao Governo Federal, a regulamentação e destinação de valores a serem arrecadados de atividades de jogos de apostas. A iniciativa partiu de Joãozinho Tenório.